sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sorocaba e a Inclusão

Sorocaba realiza I Seminário de Inclusão

Ipanema online

Para marcar a passagem do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e os dois anos de funcionamento do Centro de Referência em Educação "Dom José Lambert", a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizará no próximo dia 21 o I Seminário de Educação Inclusiva. De acordo com a professora Úrsula Medeiros, gestora do Centro o público esperado (diretores e orientadores de escolas públicas, representantes das organizações governamentais e não governamentais) gira em torno de 300 pessoas.

Durante o evento, acontecerá também o lançamento do Guia de Recursos e Serviços de Sorocaba, que contém nomes, endereços e contatos de todas as instituições, bem como, a caracterização dos serviços que prestam à população. "Esse guia será muito útil, distribuído a todas as instituições e órgãos públicos para facilitar o fortalecimento dessa grande rede. Numa situação, por exemplo, da chegada de uma criança vítima de maus tratos será possível encontrar neste guia a forma correta de encaminhamento", explica.

O Seminário, que acontece das 8h às 17h, no auditório do Sorocaba Park Hotel, contará com o Coral de Surdos de Sorocaba e palestras focando: Educação de Qualidade para Todos, Educação Inclusiva, Política Nacional de Educação, entre outras. Terá ainda a presença do desembargador Dr. Antônio Carlos Malheiros, que proferirá sobre o tema "Inclusão de Pessoas", e do delegado Dr. Edson Luiz de Baldan, que tratará sobre "Acessibilidade".

Inaugurado em 2009, o Centro de Referência em Educação "Dom José Lambert", aliado à Sedu, atua no sentido de promover o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos de Sorocaba. Graças ao trabalho da equipe multidisciplinar do local, hoje, dezenas de crianças frequentam normalmente as aulas nos Centros de Educação Infantil (CEIs), Ensino Fundamental e Médio.

Tanto a equipe escolar quanto os familiares das crianças em situação de exclusão recebem apoio dos profissionais do Centro de Referência. Contando com a parceria do Instituto Paradigma, considerado referência nacional na inclusão de pessoas e na sua acessibilidade, os profissionais do Centro de Referência tem papel fundamental no processo de inclusão da criança na escola. "Mas é uma inclusão com qualidade. A nossa maior preocupação é garantir o ingresso e o sucesso dessa criança na escola", explica Úrsula Medeiros.

A escola inclusiva respeita e valoriza todos os alunos, cada um com a sua característica individual, um dos princípios que baseia a Sociedade Inclusiva, que acolhe todos os cidadãos e se modifica, para garantir que os direitos de todos sejam respeitados e garantidos.





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